Valores sustentáveis

A da sustentabilidade já virou um caminho sem volta no mundo empresarial. Entenda-se aí o desenvolvimento sustentável como um processo para alcançar o desenvolvimento humano de uma maneira inclusiva, interligada, igualitária, prudente e segura. Por isso, para uma organização ser considerada sustentável, ela precisa contribuir gerando benefícios econômicos, sociais e ambientais.

Há divergência entre os executivos quanto ao significado da sustentabilidade e o motivo de sua aplicação no ambiente corporativo. Para alguns é tratado como algo desnecessário, diante da falta de tempo e dos costumes, já para outros como uma exigência do mercado. Existem, também, os que julgam tratar-se de incumbência moral. Em contrapartida, há os que se apresentam a favor da sustentabilidade, vendo-a como uma oportunidade para inovações, diminuição de custos e novos desafios.

As companhias favoráveis a essa abordagem veem a questão como uma conjuntura propícia para a estabilidade dos negócios, identificando estratégias e práticas que contribuam para um mundo melhor e mais sustentável. A postura sustentável advém do incentivo aos funcionários – tanto em casa como no trabalho, para a separação do lixo, uso consciente da água, uso de papéis recicláveis, impressão em rascunhos, entre outras medidas fáceis e cabíveis á todos os ambientes.

É preciso incentivar a todos na empresa para usar de fato as estratégias verdes. Aderindo a medidas simples e efetivas, é que se criam pensamentos sustentáveis para o mundo.

Fonte: Ana Maria Lourenço Rosa